sexta-feira, 25 de março de 2011

O que é arquitetura?

  A construção Bela: A arquitetura está sempre ligada à construção, tem um vínculo ligado com a beleza.
 Existem três tipos de construções: As levantadas segundo um critério artístico qualquer. As erguidas sem um desejo de se fazer arte, mas admiradas como fontes de prazer estético. E as construções nascidas por acaso, pessoas realmente destituídas de senso estético.
 A arquitetura ao longo do tempo: Segundo Platão "A arquitetura não seria uma aparência das coisas; mas a coisa em si própria."
 Segundo Aristóteles a arte da arquitetura era o "resultado de certo gênero de produção esclarecida pela razão".
 Vitrúvio, é considerado o fundador da estética da arquitetura. Ele percebe a arquitetura em três aspectos: a solidez, a utilidade e a beleza.
 Seus livros exaustivos, foi consideradarquitetura, proferindouma frase a lapidar: "O bom é o fundamento do belo e as formas de arte devem ser sempre verdadeiros.
  Hegel(1770-1831), dizia que o problema da arquiteura consiste "em incorporar a matéria à uma idéia".
  Arquitetura moderna: Uma arquitetura somente poderá ser considerada moderna quando a intenção plástica contida no ato de projetar e , também, os condicionantes do partido forem encarados e atendidos dentro do mais crescentes critérios de abordagem, garantindo a contemporaneidade global das soluções finais.
  Nossas primeiras contruções ditas modernas foram executadas no estilo de vanguarda em moda, no fim da década de vinte e início da seguinte, o cubismo e o Art Deco.
  A arquitetura desenha a realidade urbana que acomodaos seres humanos no presente. É o pensamento transformado em pedra, mas também a criação do pensamento .

                                                                   (Resumo do livro "O que é arquiteura" Carlos Lemos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário