sábado, 17 de novembro de 2012

Maratona 'Biblioteca sustentável'


     Foi feita na minha faculdade uma maratona com o nome '8 + 10', equipes de  8 participantes com 10 horas seguidas de trabalho. Uma competição com o objetivo de elaborar uma Biblioteca sustentável, na qual teria a responsabilidade de atender especialmente os alunos do curso de arquitetura e urbanismo! 

  Aqui esta um estudo preliminar, que saiu depois de 6 horas... 


 A planta baixa: No termo Sustentabilidade, pensamos em brises de madeira na parte externa da biblioteca para evitar a entrada completa do sol, impedindo assim o desgaste dos livros e para um bom conforto térmico dos alunos, também foi cogitada a ideia de se colocar um jardim na parte central da biblioteca, onde os alunos poderão ir para ler livros e estudar diante de espelhos d'água e plantas.


No lado direito da biblioteca encontra-se salas para reuniões e estudos, e do lado esquerdo um telhado verde composto de pergolado e plantas, para o conforto dos alunos, espaço para bater um papo e colocar a leitura em dia, diante de um pouquinho de natureza! 


As parede do centro da biblioteca seriam de vidro, para todos poderem ter a oportunidade de apreciar o verde e sentir o frescor do vento que circularia ali, entrando da direita para a esquerda.


É uma pena que o tempo foi curto para fazer todos os detalhes,pode parecer que não, mas 10 horas de trabalho não são nada, o que vale mesmo é a intenção e a força de vontade diante dos desafios, no entanto o orgulho de ter conseguido é maior ! 



Agradeço a toda minha equipe, porque sem vocês esse momento não seria possível, são momentos que me dão alegria e certeza que amo o que faço! Obrigado  Matheus Carvalho, Isabela, Charles Henrique, Graciele Moraes, Amanda Andrade, Camila Carvalho e Camila Versiani.
                                                                                        Tatiana Fernandes =]