domingo, 27 de março de 2011

Deu a LOUCA na Arquitetura

A cesta(Ohio)
Wonderworks (Flórida)
                                                            Casas cúbicas (Rotterdam, Países Baixos)

Edifício dançarino (Praga, República Tcheca)

Casa da pedra (Guimarães, Portugal)

Casa do OVNI (Sanjhih, China)

Grand Lisboa (Macau)


Casa do ataque (Viena, Áustria)

Prédio Nord LB (Hannover, Alemanha)
Prédio da Ripley (Ontario, Canadá)


A Casa Dobrada (Sopot, Polônia)
Arquitetura Russa

O S C A R N I E M E Y E R

Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho (Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 1907) é um arquiteto brasileiro, considerado um dos nomes mais influentes na Arquitetura Moderna internacional. Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado.
Seus trabalhos mais conhecidos são os edifícios públicos que desenhou para a cidade de Brasília.
Cquote1.svgNão é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein.




sexta-feira, 25 de março de 2011

Henry Spencer Moore

 É um dos grandes escultores do mundo, Henry Moore (1898-1986).
 Ele se inspirou em antigas esculturas egípcias, africanas e asteca. Filho de engenheiro de minas, ele esculpiu em mármore e bronze.
 -Escultor romântico.
-Gosta do surrealismo.
- Artista da guerra.
 Em 1917, no auge da 1º guerra mundial Moore foi chamado para fazer parte do exército. Foi ferido em um ataque de gás durante a Batalha de Cambrai, na França. E, após recuperar-se no hospital, ele vio o resíduo da guerra como instituto de treinamento físico. A experiência do tempo de guerra de Moore foi tranquila.
 Disse ele mais tarde" Para mim a guerra passou como uma neblina romântica de tentar ser um herói".
 Em 1936 participou da mostra internacional Surrealista, na mesma cidade. Durante a Segunda Guerra Mundial, chocado com os bombardeios em Londres, fez a famosa série de desenhos do refugiados nos abrigos antiaéreos.


O que é arquitetura?

  A construção Bela: A arquitetura está sempre ligada à construção, tem um vínculo ligado com a beleza.
 Existem três tipos de construções: As levantadas segundo um critério artístico qualquer. As erguidas sem um desejo de se fazer arte, mas admiradas como fontes de prazer estético. E as construções nascidas por acaso, pessoas realmente destituídas de senso estético.
 A arquitetura ao longo do tempo: Segundo Platão "A arquitetura não seria uma aparência das coisas; mas a coisa em si própria."
 Segundo Aristóteles a arte da arquitetura era o "resultado de certo gênero de produção esclarecida pela razão".
 Vitrúvio, é considerado o fundador da estética da arquitetura. Ele percebe a arquitetura em três aspectos: a solidez, a utilidade e a beleza.
 Seus livros exaustivos, foi consideradarquitetura, proferindouma frase a lapidar: "O bom é o fundamento do belo e as formas de arte devem ser sempre verdadeiros.
  Hegel(1770-1831), dizia que o problema da arquiteura consiste "em incorporar a matéria à uma idéia".
  Arquitetura moderna: Uma arquitetura somente poderá ser considerada moderna quando a intenção plástica contida no ato de projetar e , também, os condicionantes do partido forem encarados e atendidos dentro do mais crescentes critérios de abordagem, garantindo a contemporaneidade global das soluções finais.
  Nossas primeiras contruções ditas modernas foram executadas no estilo de vanguarda em moda, no fim da década de vinte e início da seguinte, o cubismo e o Art Deco.
  A arquitetura desenha a realidade urbana que acomodaos seres humanos no presente. É o pensamento transformado em pedra, mas também a criação do pensamento .

                                                                   (Resumo do livro "O que é arquiteura" Carlos Lemos)

Arquitetura X Sustentabilidade


Nos dias atuais com o grande crescimento econômico em que nosso país vivencia vários segmentos profissionais depararam com inúmeros desafios que carecem de soluções urgentes e eficazes.

O profissional do século XXI não pode enxergar o mundo diante de uma ótica meramente hermética e obtusa, sob pena de enveredar por um caminho tortuoso sem solucionar os grandes problemas propostos pela sociedade.

Assim o profissional de arquitetura é peça chave na solução não somente das adversidades urbanísticas de agremiações populacionais modernas, mas também nas soluções sustentáveis dessa relação com o ambiente.

Em muitos anos tornou-se notável a distorção de prosperidade sem espaço para sustentabilidade por muitos anos.

Todavia o enfoque na década de 90, bem como no começo do novo século foi da adoção de políticas sustentáveis, sobretudo no âmbito público.

Esquivando da retórica muitas vezes eivada de puro ideologismo sem qualquer senso  pragmático, acredito que o arquiteto deve buscar soluções eficazes nessa tentativa louvável de buscar o tão famigerado equilíbrio.

Olvidar tais necessidades impostas seria esquecer os princípios basilares que norteiam a arquitetura.

Dessa forma considero que o maior desafio será o crescimento sustentável, sobretudo no que tange a eficiência energética de construções.

Verificamos inúmeras construções com pouca eficiência de recursos tanto nas esferas públicas ou privadas.

Escassos são os exemplos de políticas definidas para uso correto de recursos na edificação, bem como no aproveitamento eficaz de fatores naturais.

A porção ínfima de construções baseadas em tais princípios reflete o pensamento da grande maioria acerca das ditas “soluções verdes”, que as considera, sobretudo caras quando não pouco usuais. Corrobora tal visão ainda a falta de uma legislação clara que aplacasse todos segmentos da sociedade.

Vital será assim que nós arquitetos buscarmos incessantemente eliminar tal visão estereotipada de tais soluções, buscando criar soluções ideais e ao mesmo tempo usuais e de baixo custo.

Devemos largar de vez essa retórica elitista que muitas vezes somos impelidos; e buscar enxergar nosso verdadeiro papel na sociedade do futuro.

Lembrarmos que nossa formação é primordial e será referência na sustentabilidade desse planeta.

Estes são grandes problemas que vislumbro aqui no começo dessa longa trajetória acadêmica e espero que possa colaborar na proposição de soluções eficientes e de baixo custo.